Manutenção de depósito de limpeza.

Todos nós já ouvimos o ditado popular: “O que você vê é o que você obtém”. Seja ou não verdade, não há como argumentar que as percepções importam. Isso vale para a aparência de todas as partes de suas instalações, especialmente seu depósito de limpeza.
 
Seu depósito de limpeza é como janelas para sua operação de limpeza. Proprietários de edifícios, ocupantes e visitantes usarão o que veem para formar opiniões sobre você, sua equipe e a eficácia da limpeza.

Para citar outro ditado, “ver para crer”. Independentemente do que você diz, o que as pessoas veem é o que elas mais provavelmente acreditam, afinal, as primeiras impressões são importantes.

Já abordamos sobre uma técnica de organização que pode ser adotada por empresas para tornas suas operações sempre práticas e funcionais através da metodologia 5S.

Depósito de limpeza de uma empresa deve ser organizado.

O que dizem de seu depósito de limpeza?

A seguir estão suposições que os espectadores podem fazer com base na condição de seu depósito de limpeza.

  • Limpo ou sujo. Suponha que seu depósito de limpeza esteja sujo e/ou com mau cheiro. Como você pode esperar que as partes interessadas acreditem que você está criando um ambiente limpo, seguro e saudável em outro lugar? A resposta é que eles não vão. A aparência ainda importa ao convencer as pessoas de que suas instalações são limpas e seguras.
  • Organizado ou caótico. Uma espiada dentro de seus armários revela uma operação de limpeza bem organizada, graças à maneira ordenada como os suprimentos, ferramentas e equipamentos de limpeza são armazenados e a arrumação geral do espaço? Ou retrata uma sensação de caos em que os produtos podem ser facilmente confundidos e ignorados, levando a problemas de segurança e gastos desnecessários com produtos?
  • Controlado ou relaxado. Trabalhadores em um inventário de operação bem controlado e produtos de limpeza de etiquetas. Se ninguém estiver rastreando o uso do produto ou os cronogramas de manutenção, o que mais pode ficar desmarcado?
  • Atento ou preguiçoso. Nada mostra falta de atenção aos detalhes – e segurança – como rótulos de produtos com datas de vencimento vencidas.
  • Saúde consciente ou indiferente. O depósito de limpeza de uma operação preocupada com a saúde e segurança de sua equipe de limpeza, ocupantes de instalações e visitantes são preenchidos com produtos verdes certificados por organizações respeitadas, como a ANVISA por seu impacto mínimo na qualidade do ar interno. Por outro lado, armários cheios de produtos químicos agressivos, muitas vezes tóxicos, transmitem que a saúde e a segurança de seus trabalhadores, ocupantes do edifício e visitantes não são importantes.
  • Pensamento sustentável ou despreocupado. Além das certificações verdes listadas acima, uma operação preocupada em ser mais sustentável possui certificações adicionais, como por meio do programa BioPreferred do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O depósito de limpeza exibe produtos mínimos prontos para uso (RTU) e grandes produtos de derramamento livre, facilmente derramados e respingados em uma instalação onde a sustentabilidade é uma prioridade. Em vez disso, apresenta produtos concentrados diluídos com dispensadores de circuito fechado que eliminam o potencial de exposição humana e contaminação do ar interno, reduzindo o desperdício.

Como evitar problemas em seu depósito de material de limpeza?

Infelizmente, os problemas do depósito de limpeza mal cuidado não param na porta. Seu depósito de limpeza não é apenas uma obrigação para sua operação de limpeza, mas também pode ser uma fonte significativa de transmissão de patógenos.

Muito foi escrito recentemente nos vários veículos de mídia da ISSA sobre o número de patógenos encontrados nos pisos, que geralmente superam outras superfícies muito usadas, como maçanetas, mesas e até assentos e maçanetas de vasos sanitários. Esses artigos e webinars abordaram como os patógenos se acumulam e são transmitidos do chão para as pessoas e pontos de alto contato, bem como para o ar.

Suponha que os pisos dos armários dos zeladores e, portanto, as rodas dos carrinhos, baldes e lavadores de automóveis armazenados lá – bem como as solas dos sapatos dos zeladores – estejam sujos e carregados de patógenos. 

Essas ferramentas e trabalhadores estão espalhando patógenos por toda a instalação a cada uso e tarefa. Eles também estão pegando patógenos adicionais do chão e de outras superfícies que tocam e os trazendo de volta para o depósito de limpeza.

Eliminar essa transmissão de patógenos bidirecional potencialmente perigosa é tão fácil quanto garantir que os pisos, equipamentos e suprimentos de seus armários sejam limpos regularmente, bem como desinfetados em determinados ambientes, como instalações de saúde.

Você não pode esperar que as pessoas tenham uma impressão favorável de suas capacidades de limpeza para uma grande instalação se virem que você e sua equipe não conseguem manter seu depósito de limpeza limpos, organizados, seguros e saudáveis