Produtos de limpeza – 6 dicas valiosas para economizar em empresas
Economizar é um dos grandes anseios dos donos de empresa. Afinal, fazer qualquer negócio funcionar exige muitas despesas e investimentos. Por isso, as empresas buscam diminuir custos operacionais para ampliar seus lucros ou simplesmente viabilizar seus empreendimentos, cortar despesas assertivamente pode ser a diferença entre manter ou fechar uma empresa.
Na hora de decidir sobre esses cortes, os produtos de higiene e limpeza sempre estão entre os mais cotados. Isso porque ainda existe a crença de que esses itens não impactam diretamente na produção e produtividade da empresa. Entretanto, Isso não é verdade!
Porém, existem maneiras de se economizar com produtos de higiene sem diminuir a qualidade dos produtos consumidos e sem causar grandes impactos frente aos seus clientes e funcionários.
Quer saber quais são eles? Confira as 6 dicas valiosas que separamos para sua empresa economizar com produtos de limpeza e higiene pessoal:
1 – Fique de olho na quantidade dos produtos de limpeza
É muito importante que você saiba a quantidade de produto que vai atender o público que irá utilizá-lo (clientes e funcionários). Da mesma forma, quais são necessários no dia a dia da sua empresa.
Nessa conta você precisa fazer uma previsão real de quantos produtos (papel toalha, papel higiênico, produtos de limpeza, guardanapo, sabonete, etc.) são usados nos ambientes da sua empresa como banheiros, cozinha, sala de atendimento.
Quando você sabe exatamente a quantidade, evita desperdícios e compras desnecessárias.
Conte com fornecedores de produtos de limpeza de experiência e renome a fim de lhe ajudar nessa tarefa.
2 – Conheça os produtos de limpeza
Existem muitas marcas de produtos, com diferentes qualidades e especificidades. É legal que você entenda as principais diferenças existentes entre os tipos de papéis, sabonetes e limpadores, por exemplo. Dessa forma, irá utilizar os produtos da melhor maneira e extrair o que cada um tem de melhor.
Mais uma vez, empresas com boas referências e experiência no mercado empresarial podem colaborar nas devidas explicações sobre aquilo que lhe for mais importante.
3 – Não caia na armadilha de escolher o mais barato
Geralmente o mais barato não é o mais econômico. Produtos mais baratos tendem a não oferecer a qualidade esperada e, dessa maneira, acabam sendo usados em maior quantidade. O que, em suma, gera gastos maiores no final do mês.
Quanto maior a qualidade, menos produto será necessário para higiene correta. Sem contar, o impacto que os produtos têm dentro de um negócio.
4 – Evite desperdício de Produtos de limpeza
A melhor maneira de evitar o desperdício é utilizar os produtos da maneira correta. Para isso, leia sempre a embalagem e as especificações de uso de todos os produtos e incentive seus colaboradores e clientes a fazerem o mesmo. Assim, além de diminuir o seu custo, você também contribui com o meio ambiente por meio do consumo consciente.
A nosso ver, seu distribuidor de material de limpeza tem a obrigação de treinar adequadamente seu pessoal, a fim de aproveitar completamente o que os materiais podem lhe proporcionar.
5 – Utilize dispensers adequados para cada produto de higiene
Os dispensers (toalheiros, saboneteiras, etc.) resultam em uma maior proteção e higiene do produto em si, além de reduzir o desperdício por meio do controle da quantidade de saída do produto.
A compra de dispensers incorretos (maiores ou menores) causa o efeito contrário e aumenta o consumo dos produtos.
Usar diluidores para produtos de limpeza concentrados certamente lhe ajuda no melhor aproveitamento dos produtos comprados.
6 – Terceirize serviços e investimentos
A terceirização de serviços pode ser uma ótima solução para que a empresa não tenha gastos com a instalação, manutenção e reparo dos dispensers. Por isso, sempre que possível, busque por empresas que façam tal terceirização.
O sistema de comodato é uma ótima saída, pois a empresa não terá nenhum gasto extra além da compra dos produtos de higiene, ficando como responsabilidade da empresa fornecedora cuidar dos dispensers instalados.
E aí, gostou das dicas? Siga-as e economize. Mas, claro, sem deixar a qualidade de lado!
Este artigo foi visto primeiro em Hygibras