Material de Limpeza – Custos elevados? Veja com resolver!

O orçamento de uma empresa é sempre uma questão a ser trabalhada. Sempre haverá caminhos para melhorar os números no final do mês e garantir que o seu negócio não esteja tendo prejuízos onde não deve. Por isso, a busca por minimizar gastos sem perder a qualidade dos serviços e produtos deve ser constante.

Uma das formas de se fazer isso é investigar sobre as escolhas que você tem feito quando o assunto é material de limpeza. Apesar de parecer um serviço “invisível”, este setor é muito importante para as empresas por impactar diretamente clientes e funcionários.

Quer entender um pouco mais sobre este assunto? Fique conosco!

Limpeza e higiene NÃO é invisível 

A área de higiene e limpeza não é tão simples e invisível quanto parece. Se calcularmos todos os custos que envolvem o funcionamento satisfatório desse setor, percebemos que é necessário planejamento.

Muitas vezes, esse setor não tem a atenção que merece e é tratada em um dos dois extremos: ou é deixada à margem, causando impactos negativos para o negócio ou levada tão à sério que se acredita que é preciso gastar muito para que o setor funcione bem.

Certamente, nenhum dos dois posicionamentos é o correto. A limpeza deve ser levada a sério, mas também não precisa estourar o orçamento disponível para que ela se torne eficiente e eficaz. Vamos conhecer dicas para a redução de custos de material de limpeza nas empresas? Confira:

Conheça os custos e despesas

Antes de mais nada é necessário ter conhecimento claro sobre todos os custos e despesas da empresa separados por categoria. Assim, fica fácil visualizar o peso que os materiais de limpeza e produtos de higiene têm no orçamento da organização por mês.

Às vezes, você vai perceber que de todas as despesas de materiais indiretos, os materiais de higiene e limpeza são os de menor peso monetário e que os cortes precisam acontecer em outros setores e áreas da organização.

Esse tipo de despesa não costuma ser superior a 0,5% da receita das empresas. A maior incidência de faixa de despesas é maior em cerca de 0,05% sobre a receita.

O maior nível de despesa ocorre normalmente em empresas limpadoras, onde materiais de limpeza podem representar cerca de 5% de sua receita, neste caso sim um nível de despesa relevante, já que a lucratividade desse setor não costuma ser superior a esse mesmo percentual.

Conheça os produtos de material de limpeza

Aproveite o máximo que cada produto lhe oferece.

Nunca leve para dentro da sua empresa produtos que você não conhece, esse erro é muito comum. Só de buscar entender melhor a especificidade de cada produto você conhece a eficiência e eficácia de cada um e evita ter vários produtos com a mesma função. Existem muitos produtos no mercado que podem ser utilizados em várias atividades diferentes com a mesma eficiência e eficácia. Alguns exemplos desses produtos são:

  • Garra Oxiativo, produto multiuso que pode ser usado para limpar vidros, pisos, paredes, mobília, bancada, tirar mancha de tecidos, etc.;
  • Panos Wiper Max60, utilizados para substituir o tradicional pano de algodão, secar utensílios de cozinha, limpar bancadas e utensílios, etc.;
  • Papel Toalha, pode ser utilizado para secar a mão, limpar bancadas, equipamentos e acessórios, etc.)

Certamente esta dica ajudará sua empresa a poupar dinheiro e tempo, facilitando e muito a atividade dos auxiliares de limpeza.

Evite o desperdício de material de limpeza

Crie campanhas e incentivos contra o desperdício dentro da empresa e envolva seus fornecedores de material de limpeza em suas ações, afinal de contas eles devem lhe apoiar em ações desse tipo.

Uma dica é usar o papel toalha indicado ao seu tipo de atividade e dentro dos toalheiros adequados ao tipo, isso costuma reduzir o consumo.

Ações simples como utilizar a quantidade recomendada de papel higiênico, detergentes, limpadores, manter a torneira fechada, diluir os produtos nas quantidades indicadas nas embalagens, utilizar copos plásticos de longa duração, são exemplos que ajudam a espantar o desperdício na prática.

Faça análises e terceirize atividades não fim

Setores como transporte, limpeza, alimentação e cópias quando terceirizados podem aumentar o nível de qualidade e até uma diminuição de custo, além de aumentar a produtividade, diminuir o tempo do serviço e garantir o uso correto de equipamentos e acessórios, devido à experiência de serviço.

Reflita e faça as contas se ao terceirizar algumas atividades o fornecimento de materiais deve ficar sobre sua responsabilidade ou da empresa de terceirização. Pode haver uma economia ao escolher sua empresa fornecer os materiais.

Use Material de Limpeza de qualidade

Aquela máxima de “quanto maior a qualidade, maior a eficiência e menor o desperdício” é real. Optar por produtos de qualidade e de uso profissional são muito positivos.   Mesmo que pareçam mais caros à primeira vista, com a utilização correta, geram uma maior economia, além de garantir um resultado mais satisfatório para o negócio, clientes e funcionários.

O Papel Toalha Interfolha Folha Quádrupla, por exemplo, possibilita a secagem total das mãos com a utilização de apenas uma folha, trazendo uma maior economia aliada a uma altíssima qualidade. Da mesma forma, o Papel Higiênico Folha Dupla, devido a sua alta absorção, permite a higiene pessoal com poucas folhas. E o Garra Oxiativo, que é um excelente e poderoso limpador multiuso, bastante concentrado e versátil.

Lembre-se sempre que a qualidade dos produtos utilizados vai impactar diretamente no seu negócio.

Utilize materiais, técnicas e equipamentos adequados

Na área da limpeza, isso faz total diferença. Além de aumentar a produtividade e a qualidade/eficiência do setor, ainda ajuda a garantir a proteção e a integridade física dos funcionários.

A depender da quantidade de funcionários ou horas de limpeza contratadas para limpeza da sua empresa é bem possível que ao investir em algumas ferramentas de limpeza a produtividade aumente a ponto de poder haver sobra de carga horária e aproveitamento dos profissionais em outras atividades.

Lavadoras automáticas de piso e mop para pisos e paredes costumam reduzir significativamente o tempo da limpeza.

Faça treinamentos

Os treinamentos devem ser constantes em todos os setores, eles ajudam a evitar erros, falhas e garantir um trabalho mais produtivo, eficiente e seguro.

Além disso, são positivos para eliminar maus hábitos que os funcionários possam adquirir com o tempo, mantendo-os sempre atualizados e garantindo mais economia de produtos e mais segurança.

Usar ferramentas, produtos de limpeza especiais e máquinas de limpeza costumam ser mais bem aproveitados se treinamentos forem adicionados ao seu dia a dia, sejam eles terceirizados ou de gestão própria.

Conte com seu distribuidor de material de limpeza para lhe apoiar também nessas funções . Siga as dicas e ative o modo economia!

Este artigo foi visto primeiro em Hygibras