Hotelaria Hospitalar: benefícios à pacientes e hospitais.
Hotelaria hospitalar: o que é e quais os benefícios aos pacientes e às instituições?
Quando falamos sobre “receber” e “acomodar” geralmente associamos essas palavras as atividades do setor hoteleiro, certo? No entanto, há cerca de uma década, elas passaram a fazer parte também do universo dos ambientes voltados aos cuidados com a saúde, como a hotelaria hospitalar. Mas você sabe o que é a hotelaria hospitalar?
Gerar sensações como acolhimento, conforto e aconchego são os pilares do que constroem a chamada hotelaria hospitalar. E, neste sentido, aspectos relacionados à limpeza e cuidado do local, enxoval e à escolha dos fornecedores dos insumos refletem, diretamente, na qualidade dos serviços e das instalações nos hospitais e clínicas com foco na humanização do atendimento.
Dessa forma, a hotelaria hospitalar vem cada vez mais sendo aplicada como uma prática das instituições de saúde que visam proporcionar experiências mais positivas aos pacientes, passando a ser considerada como um verdadeiro diferencial e vantagem competitiva no mercado.
Pensando em instruir sobre o que é a hotelaria hospitalar, quais seus benefícios a pacientes e suas vantagens as instituições de saúde que as colocam em prática a Higiclear preparou esse artigo.
Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre a hotelaria hospitalar.
O que é hotelaria hospitalar?
A hotelaria hospitalar busca humanizar o atendimento a pacientes e familiares.
Criada com o objetivo de humanizar o atendimento dentro de hospitais, a hotelaria hospitalar visa proporcionar uma estadia acolhedora, confortável e que promova a rápida recuperação do paciente, e também de seus acompanhantes.
A hotelaria hospitalar pode ser definida como “uma reunião de serviços de apoio, pois a principal função de um hospital é a de “restaurar o indivíduo doente e, o mais depressa possível, devolvê-lo à comunidade” (DIO et al, 2005 p. 808).
Dessa forma, entende-se que a hotelaria hospitalar se trata de serviços que, quando agregados, pretendem melhorar a qualidade do tratamento e da estadia do paciente durante sua permanência em um hospital ou clínica. Um bom serviço de hotelaria hospitalar é capaz de diminuir os impactos negativos de uma internação e minimizar o mal estar da situação que acomete o paciente e seus acompanhantes, com atenção, gentileza, cordialidade e hospitalidade.
Neste sentido, alguns aspectos da hotelaria voltada ao turismo são incorporados aos espaços de saúde. Entre eles, cuidados que vão desde a decoração do ambiente, o enxoval, a higiene, organização e a humanização no atendimento. Todas as iniciativas na hotelaria hospitalar visam conciliar a saúde e o ato de se hospedar bem, tornando o ambiente mais acolhedor para a família e o paciente.
Assim, os hospitais, clínicas e laboratórios têm buscado adaptar conceitos e serviços oferecidos pela hotelaria clássica em suas instalações para garantir um ambiente de mais bem-estar, conforto e acolhimento. Na hotelaria hospitalar, o cuidado extrapola o cuidado da saúde física e acessa outras camadas das pessoas, favorecendo e fortalecendo o emocional de pacientes e familiares.
Qual a história do serviço de hotelaria hospitalar?
Bem, agora que entendemos o que é a hotelaria hospital, vamos fazer um breve passeio pela sua trajetória, que ainda está em curso.
A literatura do serviço de hotelaria hospitalar ainda não foi capaz de determinar exatamente qual hospital deu início aos serviços de hotelaria hospitalar no Brasil, porém data-se que tal prática tenha começado por volta dos anos 2000. Apesar de ser uma prática recente por aqui, 48% dos hospitais já oferecem o serviço de hotelaria.
É possível encontrar referências de que hotéis e hospitais têm origem do mesmo tipo de empreendimento: “albergues que abrigavam viajantes e peregrinos que viajavam de povoado a povoado e recebiam também enfermos” (BOERGER, 2005, p.19).
Outro fator que liga os dois segmentos é o próprio termo hospedagem, advindo do latim, significava hospitalidade e também aposento destinado a um hóspede. A palavra hospitalidade, também advinda do latim e que ainda hoje se refere ao ato de receber bem e hospedar, deu origem ao termo hospital, cujo significado remete ao bom recebimento dos doentes para tratamento e restabelecimento da saúde.
Quais os serviços oferecidos pela hotelaria hospitalar?
Serviços como alimentação e lazer também fazem parte da hotelaria hospitalar.
Engana-se quem pensa que apenas a área médica e de enfermagem estão relacionadas a hotelaria hospitalar. Muitos outros profissionais e segmentos compõem o serviço, a começar pela governança, composta por lavanderia, camareira e limpeza.
Já na área da alimentação, além das cozinheiras responsáveis pelo preparo das refeições, esses espaços têm nutricionistas e serviço de dietética para controlar a alimentação dos pacientes. Outros profissionais e serviços agregados à hotelaria hospitalar são paisagistas, jardineiros, seguranças, manutenção, lanchonete e estacionamento.
Há exemplos de hospitais que contam até mesmo com área de lazer com jogos, computador com acesso à internet e brinquedoteca para as crianças.
A hotelaria como um diferencial competitivo dentro de instituições de saúde.
Como falamos logo acima, há uma tendência na área da saúde em se colocar cada vez mais como um espaço de cuidado que se preocupa de forma mais integral com os pacientes e seus familiares.
Essa crescente oferta de um atendimento de qualidade está relacionada, sem dúvidas, à nova postura apresentada pelo paciente “que começou a questionar e sentir necessidade de que a empresa hospitalar lhe oferecesse não só a cura ou o tratamento, como também a segurança, o conforto e, principalmente, seu bem-estar, de sua família e seus visitantes” (BOERGER, 2005, p. 24).
Neste sentido, a hotelaria hospitalar chega como uma forma de se desenvolver um novo perfil de atendimento à saúde, favorecendo não só as pessoas envolvidas, como as próprias instituições que precisam se estabelecer e se manter em um mercado cada vez mais competitivo.
Trata-se, assim, de um diferencial nos seus serviços que é percebido pelos clientes e concorrentes, refletindo em um processo voltado à qualidade e melhoria contínua dos atendimentos em saúde. Como resultado, há também mais identificação e reconhecimento por parte dos usuários em relação ao hospital ou à clínica.
Quais os benefícios da hotelaria hospitalar?
A hotelaria hospitalar oferece benefícios para pacientes, familiares e instituições de saúde.
Em momentos de grandes fragilidade e vulnerabilidade, estar internado em um hospital por dias, passando por situações de dor e incertezas, podem deixar marcas profundas.
Buscando proporcionar experiências que não fossem tão negativas para pacientes e familiares, as instituições de saúde passaram a se preocupar com uma experiência que remetesse lembranças de conforto e acolhimento, proporcionando um ambiente mais afetuoso e caloroso.
Dessa forma, tanto pacientes e familiares, quanto instituições de saúde e sua equipe se beneficiam dos frutos da hotelaria hospitalar. Veja a seguir alguns exemplos:
- Melhora o relacionamento entre pessoas e instituição:
Ao estar mais próximo do paciente, ouvindo atentamente suas necessidades e problemas, é possível oferecer soluções e tratamentos mais adequados e personalizados. Tais práticas favorecem a recuperação mais rápida dos pacientes, além de agregar valor na imagem, reputação e posicionamento da instituição.
- Melhora o bem-estar do paciente:
No artigo “Afetividade na relação paciente e ambiente hospitalar”, a atenção e sentimento de agradabilidade e suporte fazem com que pacientes se sintam mais seguros e confiantes as diretrizes tomadas pela equipe de saúde, apresentando menores resistências e maiores credibilidades aos tratamentos apresentados.
Destacamos um depoimento captado pela pesquisa de uma das pacientes do hospital em questão:
O sentimento que vem é de segurança, porque você sabe que o que acontecer com você aqui, tem um médico pra lhe ajudar, tem uma medicação que resolve o problema e em casa é diferente, pois nem sempre você tem como resolver. O que eu mais gosto aqui é a segurança que eu sinto quando estou aqui, de ter certeza que eles vão resolver meus problemas
(R.S.S, Sexo: F, 48 anos, CA de mama).
- Atração de mais pacientes:
Na prática da hotelaria hospitalar, os hospitais e clínicas podem implantar serviços e oferecer estruturas que vão atrair mais pacientes para a instituição, justamente, por se sentirem mais acolhidos e seguros. Entre as possibilidades, podemos destacar:
- colaboradores treinados para tratar os pacientes como se fossem da sua própria família;
- equipes treinadas para limpeza;
- equipamentos mais silenciosos;
- instalações climatizadoras modernas para manter o ambiente em uma temperatura confortável;
- estacionamento privado;
- salas privadas;
- quartos de luxo; etc.
Para implantar e melhorar os aspectos da hotelaria hospitalar, há, inclusive, cursos de hotelaria hospitalar, que servem para o aperfeiçoamento contínuo dos objetivos da instituição em proporcionar mais saúde e bem-estar ao paciente.
Qual a relação entre hotelaria hospitalar e a limpeza?
A governança em higiene e limpeza em ambientes hospitalares é uma questão central quando se trata de hotelaria hospitalar.
Uma boa equipe de limpeza treinada, juntamente com profissionais de saúde capacitados, garante maior agilidade na realização da limpeza da unidade, dimensionamento da reposição do quadro de pessoal em instituições públicas com a terceirização de trabalhadores, além de adequação do dimensionamento, aspectos que repercutem na segurança do paciente.
O serviço de governança em higiene e limpeza integra os aspectos relacionados à hotelaria hospitalar e inclui a necessidade de recursos humanos e materiais, planejamento, tomada de decisão, supervisão e educação permanentes no que diz respeito à especificidade dessa prática nos espaços de saúde.
Assim, os serviços de governança hospitalar têm como foco garantir o conforto, segurança e bem-estar do paciente e de seus familiares, transformando o ambiente em um espaço mais acolhedor. Através da implantação desse tipo de serviço, a qualidade e eficiência tornam-se peças-chaves nos resultados em saúde.
No entanto, para alcançar os objetivos, a governança em higiene e limpeza deve seguir critérios como: qualificação da equipe; jornada de trabalho; classificação das áreas hospitalares sob o aspecto criticidade; planta física e idade da construção e condições internas de trabalho, além de acesso a produtos de qualidade, ferramentas modernas e técnicas de limpeza.
Vamos destacar aqui dois critérios fundamentais de limpeza e desinfecção hospitalar para entendermos melhor as dinâmicas necessárias:
1. Limpeza concorrente:
A limpeza concorrente é a higienização diária, que é feita com o objetivo de reduzir os riscos de infecção. O procedimento pode ser realizado duas vezes por dia ou sempre que houver necessidade.
Na limpeza concorrente, para conforto, segurança e higiene do ambiente, podem ser encontradas as seguintes tarefas de limpeza:
- limpeza de objetos e das mesas de refeição e cabeceira;
- higienização das mesas;
- limpeza do suporte de soro;
- higiene também das cadeiras e outros móveis;
- limpeza de travesseiro e colchão;
- também limpeza de grades, painéis e escadas.
Outra atividade que faz parte das ações de limpeza concorrente é a higienização de pisos de quartos e enfermarias, corredores, áreas sanitárias e administrativas.
Vale destacar que a limpeza concorrente é uma limpeza, normalmente, do tipo úmida e menos completa do que a limpeza terminal.
2. Limpeza terminal
A limpeza terminal é uma limpeza mais completa, que visa reduzir as sujeiras e os microrganismos para diminuir as chances de contaminação.
Ela é realizada sempre após a transferência, alta, internação prolongada e ambiente de óbito do paciente. Além disso, a limpeza terminal também acontece em salas cirúrgicas, logo após o procedimento.
A limpeza terminal se baseia nas emergências e necessidades das áreas crítica, semicrítica e não crítica e inclui todas as superfícies e móveis.
Assim, todos os objetos do quarto são higienizados, bem como cadeiras de rodas, macas, todos os equipamentos, além de janelas, portas, luminárias e o teto.
Entre as tarefas da limpeza terminal, estão:
- limpar e desinfectar mesas e suportes;
- limpar travesseiros;
- higienizar colchões;
- limpar a cama;
- realizar a limpeza de cadeiras e outros móveis do local;
- higienizar pisos, paredes, vidros e demais superfícies;
- recolher roupas de cama e higienizar os impermeáveis.
A Higiclear preparou um eBook completo sobre a temática de limpeza terminal e limpeza concorrente que você pode baixar, disponível em nossa página de materiais gratuitos.
Como manter ambientes hospitalares sempre limpos?
A manutenção e o monitoramento das condições de limpeza e higiene devem ser constantes dentro dos espaços de saúde que se pretendem ser diferenciados. Nada pode ficar para trás e o controle dos procedimentos deve ser rigoroso.
Neste sentido, para garantir a eficiência das ações de limpeza, higiene e desinfecção e, dessa forma, proporcionar uma verdadeira experiência dentro da hotelaria hospitalar, existem disponíveis no mercado equipamentos e recursos modernos.
Entre eles, destacamos o teste de limpeza ATP, na qual já preparamos um artigo dedicado ao tema, um método utilizado para garantir a qualidade da higienização e a eficiência dos produtos de limpeza, principalmente quando se trata de uma limpeza pesada.
Sendo assim, para que os procedimentos de higienização sejam validados, as superfícies e ambientes submetidos a eles devem passar pelos testes de limpeza, que confirmam a efetividade da desinfecção.
O teste de limpeza ATP é fundamental para assegurar um espaço livre de sujidades e microrganismos, principalmente quando se tratam de estabelecimentos ligados ao cuidado com a saúde, como postos de saúde, hospitais, clínicas médicas e odontológicas.
No processo de coleta e monitoramento do teste de ATP, são utilizadas ferramentas, como: Cotonetes estilo SWAB, luminometros e a inovadora solução do Optiglow (apoio fundamental no treinamento). O Optiglow, em específico, é uma ferramenta prática e de ótimo custo benefício, que está ao alcance de todos e dispensa a dependência de laboratórios e laudos.
Como bons fornecedores podem auxiliar na hotelaria hospitalar?
Ainda há um item indispensável na rede que agrega todos os aspectos de se oferecer um atendimento e um estrutura voltados à saúde de forma diferenciada: a escolha dos fornecedores.
Escolher atentamente qual empresa irá fornecer produtos de limpeza é crucial para o resultado e desempenho da instituição dentro da sua proposta de receber bem, acolher, ser humanizada e consciente.
Por isso, na hotelaria hospitalar, é preciso optar por fornecedores com referência no mercado, com experiência em suas áreas e certificados voltados às atividades e produtos oferecidos. Com uma retaguarda de qualidade, que esteja no mesmo patamar de responsabilidade e comprometimento, o sucesso das práticas da hotelaria hospitalar estará mais garantido.
Confira o depoimento de Claudia Vallone, enfermeira consultora e especialista em limpeza e desinfecção de ambientes hospitalares, sobre a importância da escolha consciente por empresas que forneçam produtos seguros e de ótima qualidade para a limpeza de clínicas, laboratórios e hospitais:
Para atender às demandas e exigências dos altos padrões de limpeza e higienização hospitalar, as instituições de saúde podem contar com a experiência, conhecimento e os produtos de limpeza profissionais da Higiclear.
Higiclear: produtos e acessórios para limpeza e higienização hospitalar.
A Higiclear é especializada em produtos de limpeza e higiene profissionais que atendem às recomendações dos órgãos responsáveis e oferecem eficácia, segurança e economia nos procedimentos de limpeza em hospitais, clínicas e laboratórios.
Detergentes, desinfetantes, luvas, baldes, cestos, esfregões, mops e todas as soluções em limpeza estão disponíveis para atender de forma personalizada às demandas de higienização em ambientes relacionados à saúde e ao bem-estar.
Entre eles, podemos destacar o Desinfetante Hospitalar Anvisa Optigerm HyperC. O produto é recomendado tanto para limpeza terminal como concorrente. Trata-se de uma solução segura, com baixa toxicidade e baixa irritabilidade dérmica e ocular e ausência de efeitos genotóxicos e teratogênicos.
O desinfetante hospitalar age sobre um amplo espectro de microrganismos, mesmo na presença de matéria orgânica.
As recomendações de uso são:
- Na limpeza úmida, realizada com mop ou panos de limpeza, usa-se cerca de 20 m² por litro de produto diluído.
- Na limpeza molhada, realizada com enceradeira industrial ou esfregão, usa-se cerca de 7 m² por litro de produto diluído.
- Já na pulverização, realizada com pulverizador costal ou nebulizador, em ambiente sem mobília – em parede e pisos, usa-se cerca de 10 m² de construção por litro de produto diluído.
Para conhecer outras soluções da Higiclear, conheça nossa seção de produtos hospitalares.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Higiclear. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Esperamos que conteúdo aqui compartilhado sobre hotelaria hospitalar tenha sido útil para você.
Até a próxima semana!
Referências:
Mostra de Talentos do Centro de Linguagem e Comuniação – PUC-Campinas
PPGTUR – Programa de Pós-Graduação em Turismo da USP
Revista Mal Estar e Subjetividade
Visto primeiro em: Higiclear, soluções em limpeza profissional.